Menu fechado

5 Dicas para iniciantes em trilhas de bicicleta

É iniciante em trilhas?​

Se você está começando a pedalar e escolheu as trilhas de terra como início, esse post é para você. Pedalar em uma trilha de terra requer alguns cuidados. Segure a empolgação, siga essas 5 dicas importantes e básicas para começar e aí sim, vamos pedalar!

1. Use capacete!

O uso do capacete para ciclistas não é obrigatório por lei, (CTB – Código Brasileiro de Trânsito) mas é extremamente necessário, por isso, considere seu capacete como item básico para fazer um pedal seguro. O capacete protege a sua cabeça em caso de algum tombo, e em trilhas de terra é comum isso acontecer, por isso, proteja a sua cabeça! Além do fator segurança, a sua visibilidade melhora muito, pois você será avistado de longe com mais facilidade se estiver usando capacete, principalmente se ele tiver algum tipo de refletivo ou for colorido.

 

2. Nunca pedale na contramão!

Seja na trilha de terra ou em rua de asfalto, nunca pedale na contramão! Normalmente uma trilha de terra passa menos carros que no asfalto, mesmo assim, caso venha um carro no sentido oposto ao seu, e você estiver pedalando na contramão, pode ser perigoso e acontecer uma colisão. O seu tempo de reação é diferente do tempo de reação do motorista.

Outro ponto importante é: No fluxo normal do trânsito da trilha, todos se vêem. Se você está a frente do carro, o motorista tem tempo para abrir algum espaço para a esquerda (1,50m pelo menos, regulamento por lei) e assim, em segurança para os dois, fazer uma ultrapassagem sob você. Quando você faz parte do trânsito estando no mesmo fluxo dos carros, você aumenta a sua própria segurança.

3. Não pare no meio da trilha.

Quando você está pedalando em trilha de terra é comum parar para fazer fotos ou contemplar a natureza, mas lembre-se que antes de tudo, a trilha também pode ter passagem de carros, moto e até outros ciclistas. Para sua segurança, não pare no meio da trilha. O melhor a fazer é encostar a sua bicicleta na lateral da trilha e aí sim, tirar fotos e aproveitar a paisagem!

 

4. Não ultrapasse na descida.

Se você estiver pedalando em dupla ou em grupo com mais amigos, ou tenha outros ciclistas na trilha, fique atento as descidas! É normal a nossa empolgação, mas pedale com segurança mantendo-sempre sempre na sua mão, a sua direita. Se estiver pedalando forte e em busca de performance, certamente uma descida não é o melhor lugar para ultrapassar outros ciclistas, você pode colocar em risco a sua segurança e a dele. Importante lembrar que se você estiver descendo em velocidade no meio da trilha ou a esquerda no sentido aposto (na contramão) e vier um carro, moto subindo no sentido oposto, o seu tempo de reação e o dele é muito curto para evitar uma colisão, por isso: Divirta-se em segurança, sempre!

 

5. Leve água

A dica mais simples é a que vai garantir um bom início seu nas trilhas: Leve água! Mesmo que você pedale em trilha de terra e área arborizada, em dias ensolarados faz muito calor, e além disso, as trilhas costumam ter bastante poeira. Se manter hidratado é fundamental para o sucesso do seu pedal. Leve sempre uma garrafinha de água presa a sua bicicleta e vá tomando ao longo do seu trajeto. Aproveite a vista!

Top
× Posso ajudar?